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A Importância do Planejamento

Uma das perguntas mais clássicas ao começar uma obra ou uma reforma é: “Por onde eu devo começar?” “O que devo comprar primeiro?”

O planejamento é essencial para o sucesso do empreendimento, sendo assim, viemos aqui com algumas dicas para auxiliar você, que trabalha no ramo da construção e busca estar envolvido na relação com o cliente, auxiliando-o do início ao fim de sua obra/reforma.

Essa relação com o cliente é muito importante para a fidelização, ao demonstrar esse envolvimento, ele sentirá mais confiança em você e na sua loja, e buscará estar com vocês até o final, sabendo que ali além de produtos, ele tem um conselheiro para auxilia-lo nessa etapa muito importante de sua vida.

1º Passo

Inicialmente, deve-se fazer um estudo de viabilidade da obra, buscando nessa etapa manter-se por dentro dos preços e dos gastos com produtos que serão usados do início ao fim do processo. Deve-se considerar a possibilidade de fazer uma planilha para melhor organização de todo o processo de custos e compras.

2º Passo

Após o primeiro processo, tendo em vista que os preços são viáveis para o seu cliente, o segundo processo a ser feito é um orçamento, juntamente do primeiro processo, esse deve considerar os gastos complementares, como mão de obra, alugueis de maquinário, entre outros.

3º Passo

Agora devemos orientar a importância as datas e o estabelecimento de prazos, montando um cronograma da obra, com o objetivo de não fugir muito dos valores já estipulados. Deve-se considerar uma margem de erro variável, considerando o tamanho da obra/reforma, nos dois primeiros processos.

4º Passo

Não se pode esquecer da parte burocrática. A regulamentação da obra é de suma importância para não ter que lidar com futuros gastos adicionais, como multas e notificações, devido às irregularidades que poderiam ser evitadas.

A obra deve ser acompanhada do início ao fim, para que o sucesso do projeto seja certeiro. É interessante nesse processo, que o proprietário tenha um “diário de obra” para um melhor acompanhamento das atividades que já foram concluídas e ficar atento as que ainda restam ser concluídas.

5º Passo

Caso o planejamento não seja bem executado, será necessária uma etapa de reajuste dos prazos, para que as coisas não saiam do controle e voltem para os eixos.

 

6º Passo

E por fim, os acabamentos e a conferência do licenciamento do imóvel. Se tudo estiver dentro dos conformes, você, a essa altura, terá um cliente fidelizado e satisfeito com sua obra/reforma.

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